segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Sporting serei Sempre! Até ao fim do meu campeonato!...




«Fico sempre incomodado quando alguns benfiquistas me falam do desconforto que eu devia sentir com Bruno de Carvalho sem que nunca tenham demonstrado nenhum com essa figura eticamente tão edificante que é Luis Filipe Vieira. Fico atónito quando portistas me vêm falar de liberdade de imprensa e nunca os ouvi falar do que foi feito a Carlos Pinhão ou de intimidação quando viveram bem com o guarda Abel. Muito do que os incomoda no presidente do Sporting nunca os incomodou, em bem pior, nos seus próprios presidentes. Os três clubes têm histórias muito pouco bonitas e falta-me a paciência para algumas falsas virgens ofendidas.

Apoiei Bruno de Carvalho em três eleições e não me arrependo. Salvou o clube da falência certa, devolveu adeptos ao estádio e garra à equipa. A todos os níveis o Sporting está hoje melhor e só quem não conhece o clube não o reconhece. Mas o futebol não é uma ilha.

Por razões profissionais não pude ir à Assembleia Geral. Se o trabalho me tivesse dado essa possibilidade, teria votado segundo a minha consciência sem outra consideração para além da bondade dos documentos que estavam a ser apreciados. Já disse o que pensava da tentativa de transformar a votação de estatutos num plebiscito. Orgulho-me de pertencer ao mais democrático dos clubes portugueses e em democracia há eleições, não há plebiscitos. Em democracia votam-se alterações de estatutos sem chatangens.

Não gostei da tentativa de manipulação dos sócios mas conseguiria viver com isso. Só que aquilo que ouvi ontem é, para mim, que sou jornalista, intolerável. Uma coisa é criticar a comunicação social ou até, no limite, apelar a um boicote a um órgão de comunicação social, coisa que não gosto mas não seria nova. Outra, bem diferente, é apelar ao boicote a toda a comunicação social e à total dependência dos sócios da informação oficial dominada pela direcção. O apelo feito por Bruno de Carvalho, para que os sportinguistas apenas se informem por um canal controlado pelo clube e boicotem toda a informação não devidamentre controlada pelo presidente, é um ataque à democracia. Que teve reflexos imediatos relativizados por essa figura inenerrável que é Jaime Marta Soares (um homem que prova que Bruno de Carvalho até vive bem com os “interesses”, desde que o apoiem).

Perante as declarações que fez ontem, Bruno de Carvalho perdeu um apoiante de sempre. Para sempre. Não quero o regresso dos que arruinaram o clube. Mas espero, sem me impressionar com as maiorias esmagadoras destes momentos, que venha a surgir uma alternativa séria e sem qualquer relação com os vinte anos de roquettismo. Alguém que continue o trabalho de Bruno de Carvalho sem, em troca, exigir que o clube seja seu refém e que os sócios sejam seus seguidores cegos. Não posso dar o meu apoio a quem ataca tudo aquilo em que acredito. Não posso apoiar um presidente que teve tudo para dirigir o clube mas parece nunca estar satisfeito com o poder que tem. Chega!

Quanto ao Sporting, que transcende este e qualquer outro presidente, que nasceu antes dele e sobreviverá a todos nós, tem o meu apoio incondicional. Em todos os jogos, em todos os momentos. Mas não quero ter à frente do meu clube um Pinto da Costa. Muito menos um Pinto da Costa sem títulos e que fala muito mais.»

Sinto também como meu o desabafo de Daniel Oliveira. Não sou jornalista, mas orgulho-me de ser cidadão livre de um país livre e democrático, de viver num estado de direito.

Revejo-me em cada vírgula que Daniel Oliveira nos deixou hoje na sua página do Facebook. A minha história é quase decalcada daquela que nos conta: também apoiei Bruno de Carvalho em três eleições e não me arrependo, rigorosa e exactamente pelas mesmas razões. Mas do mesmo modo, perante as declarações que fez no final da Assembleia Geral de 17 de Fevereiro de 2018, Bruno de Carvalho perdeu um apoiante de sempre e para sempre. Também como Daniel Oliveira não quero o regresso dos que arruinaram o Sporting, mas espero que um dia mais ou menos próximo, venha a surgir uma alternativa séria sem qualquer relação com o passado recente. Alguém que prossiga o trabalho de Bruno de Carvalho, sem nada exigir em troca, como sempre hão-de fazer os sportinguistas capazes de sentiram o Clube como eu o sinto.

Sporting serei Sempre! Até ao fim do meu campeonato!...

Leoninamente,
Até à próxima

17 comentários:

  1. Pena que, mais uma vez, um jornalista (mesmo que sportinguista) deturpe o que disse o presidente. Leiam jornais a vontade. Sempre sabemos as mentiras que escrevem. Comprar é que nao! Ver televisao? Tudo bem. Vejam novelas, vejam desporto, futebol, passatempos, tudo bem.
    Agora ver um programa onde estao a comentar cartilheiros e individuos nojentos como P. Guerra? NAO.
    E os comentadores do Sporting que estao nesse programas que sao um cancro ate podem la ficar. Mas que tenham a coragem de ir contra a estacao que lhes paga quando eles mentem e deturpam as noticias sobre o Sporting.
    Agora que as declaracoes do presidente sao prejudiciais ao jornalista, ja nao apoia o presidente... é o macaco que so sabe cocar para dentro.
    E o individuo que escreve no blog, para qiem diz que pensa pela sua cabeca... é um dos que é levado pela comunicacao social suja que mente para prejudicar o clube. Eu nao tenho nenhuma obrigacao de comprar jornais ou ver programas de televisao mas esses jornaleiros, qualquer pais decente, seriam obrigados a ser honestos.
    Dois exemplos de noticias de sabado: "Carlos Severino agredido apos votar" e "PMAG desvaloriza agressoes a jornalistas". Qualquer pessoa que seguiu minimanente a assembleia sabe que estas noticias sao falsas. É contra isto que temos de estar.
    Agora é errado o presidente dizer para as pessoas deixaram de comprar e ver porcaria?
    Se o medico te dissesse para parar de comprar tabaco, deixar de fumar e deixas de frequentar ambientes com fumo ias dizer que era um atentado a liberdade e instigacao a queima de plantacoes de tabaco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo. Embora BdC não se referisse diretamente aos jornalistas, que por cá não exitem muitos dignos desse título.

      Eliminar
  2. Daniel Oliveira escolheu a sua classe profissional em vez do seu clube.

    Nem uma critica á C.Social Portuguesa ele foi capaz de fazer apesar da pouca vergonha a que assistimos diarimente(e em que o carissimo Álamo-como outros blogs- tem identificado e criticado)

    Militantes destes,estou como BDC,fiquem em casa.

    Podia ter perguntado pelas SMS do JJ,podia ter perguntado por uma noticia em que a ex-mulher de BDC lhe queria tirar a filha..quando ela nunca fez nada para tal,nem foi contactada pelo jornalista.Podia ter perguntado pela DDT Joana Ornelas...
    Ou então podia ter perguntado porque é que as novas madeixas do cabelo de JJ estão em destaque na capa do CM para vermos num cantinho esta noticia "LFV suspenso 2 meses"

    Tipo cenas destas,que ele como jornalista deveria de reportar e investigar.
    Curioso no mínimo que só se lembre da classe dos jornalistas quando fala em direitos mas esquece se dos deveres da mesma classe.

    Sei que é injusto em certa medida toda a C.Social sofrer na pele mas isso é culpa do SJ e CNID e da sua inépcia perante casos como os que falei em cima.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda continuo à espera (mas sentado claro) que os jornalistas sérios e o seu sindicato se pronunciem sobre o plantar de notícias do LFV (ai ai, a liberdade de imprensa) ou as constantes violações do segredo de justiça por parte do CM (não é o segredo de justiça fundamental num estado de direito).
      Quanto à sugestão de BdC, nada de novo para mim. Desde que um director de um jornal disse que geria um negócio e que isso influenciava a linha editorial, que passei a fazer como qualquer cliente de qualquer loja. Não gosto do serviço não compro. É isso que já faço à vários anos com os jornais portugueses.

      Eliminar
  3. D.O. teria toda a razão se a esmagadora maioria do atual jornalismo não fosse um oco e maléfico ofício de ficção e entretenimento... Toda a gente comete indelicadezas e injustiças, para não dizer discriminações! Vou apontar uma passagem dele neste testo: «seguidores cegos! Eu como cego total não gosto que ele associe o termo cego a irracionalidade, ao acriticismo, à estultícia ou à estupidez! Poderia ficar melhor: «seguidores jornaleiros...» As pessoas, neste triste país, só querem aprofundar a forma e não tocar o conteúdo. Toda a gente percebeu o que BdC quis dizer, e no íntimo, concordam com o que ele disse, que foi apelar aos sportinguistas para desprezarem o lixo que constituem os pasquins desportivos e os programas com paineleiros. Mas, claro, que os clubes inimigos e a fação croquetista, depois de uma vitória tão arrasadora de BdC, tinham que pegar em alguma coisa para desviar as atenções do essencial. Toda a gente tem defeitos. Há muito que percebi os de BdC, daí que não me deixe contaminar pela espuma- O que eu quero é que os inimigos do SCP continuem a espumar de raiva! Será um excelente sinal.

    ResponderEliminar
  4. Amigo Álamo, isto que vou escrever será apenas a minha opinião e nada mais do que isso, sempre gostei das crónicas de DO, mas com esta não concordo, na parte em que alude ao boicote, discordo totalmente, na medida em que acho que não se tratou de boicote, para mim foi apenas uma forma que BdC achou para galvanizar os Sportinguistas a uma militância contra o "Satatus quo" da maior parte em que a imprensa portuguesa está envolta, o amigo desculpe-me, mas considerar esta tentativa como uma luta para reaver o respeito que é devido ao Sporting e aos Sportinguistas como um ataque à democracia é apenas uma falácia, afinal os "jornaleiros" (nem consigo apelidá-los de jornalistas tal é o desprezo que sinto por eles) não foram proibidos de entrarem em Alvalade e continuarem a exercer a sua profissão, BdC apenas apelou para não se darem audiências a programas desportivos e não se comprarem jornais ( pode ser que me engane mas foi isto que eu percebi, se por acaso não corresponder à verdade agradeço que me elucide), qt a mim já há uns bons anos que não consumo qq destes produtos, bani por completo os programas de informação especialmente esses mais facciosos, deixei de comprar e ler jornais, a minha informação vem-me da Sporting TV blogs Sportinguistas de confiança e jornais do clube, não precisei que BdC me tivesse pedido para fazer isso, boicote isto? Não acho!!! Considero apenas como uma revolta, um apelo para lutar pelo Sporting, tentar conquistar o respeito que nos é devido nunca há-de ser qq tipo de boicote, posso dar de barato que BdC se excedeu um pouco qd estava a quente, na medida em que estendeu esse apelo aos comentadores Sportinguistas mas isso não vai gerar grande problema pois cada um pensará em defender o Sporting à sua maneira.
    Compreendo DO afinal ele é jornalista tem que defender a sua dama, mas teria sido lindo vê-lo defender antes de tudo os valores de ética e deontologia a que essa profissão está obrigada e que os tais jornaleiros lançaram pela rua da amargura e não assistindo impávido à sua violação, será que ele (DO)acha que a forma como a maioria ligada à imprensa manipula a informação a seu bel, prazer, difamando e espezinhando pessoas e até famílias, chegando até a apelidar de "estadistas" corruptos e mafiosos são actos democráticos???? Em suma: A anti democracia de que BdC é acusado ao fazer este apelo foi gerada pela anti democracia que a "jornaleirada" moveu ao Sporting, seus presidentes e seus adeptos, por isso amigo Álamo sou de opinião que "amor com amor se paga" e os jornaleiros vão receber o amor que anos a fio deram ao Sporting,(o meu já começaram a recebê-lo há anos) agora anti democracia?????

    PS: Seja quem for o presidente do Sporting a minha opinião em relação à imprensa será sempre esta, mesmo que venha a fazer uma mea culpa o meu sentimento em relação à ela (imprensa)será sempre o desprezo pq utilizam sempre o poder para destruir aquilo que de bom existe e promover todo o mal pisando tudo e todos, por isso responderei ao apelo de BdC sendo ainda mais selectiva nas minhas escolhas....

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem dera a muitos jornalistas na nossa praça terem metade da dignidade de alguns jornaleiros que conheço.

      Eliminar
  5. A água chia no púcaro que elevo à boca
    “É um som fresco” diz-me quem me dá a bebê-la.
    Sorrio. O som é um som de chiar.
    Bebo a água sem ouvir nada com a minha garganta.
    Fernando Pessoa por Alberto Caeiro

    Meu caro Álamo.
    Pela primeira vez em quase 75 anos de vida e de 40 de sócio, fiz centenas de quilómetros para estar presente nesta última AG. A razão? Apoiar um Presidente no qual só na última das 3 votações e que, enquanto eu for vivo, terá desde já garantidos os meus 9 votos (10, daqui a 2 anos).
    Seria fastidioso estar aqui a enumerar as múltiplas razões para o meu incondicional apoio ao Dr. Bruno de Carvalho, um sportinguista maior do que eu, coisa que julgava impossível, com uma obra notável ao serviço do Sporting, que em 5 anos de gestão recolocou o Sporting num patamar que se julgava inatingível face ao lamaçal onde se movimentava há 7 anos atrás, devolvendo a todos nós o orgulho de ser sportinguista.
    Revejo-me em tudo o que faz? Nem de perto! Só que para mim o acessório nunca me condicionará quanto ao fundamental. Aliás a maior crítica que lhe faço foi ter voltado a fumar e viver os fins de semana com um frenesim e nervosismo a que há muito não estava habituado. É o futebol, é o hóquei, é o atletismo, é o andebol, é o voleibol (a minha modalidade preferida), é o futsal etc etc.
    Na Assembleia quero destacar uma intervenção duma pessoa que, ao invés do sinusoidal Daniel Oliveira, tem obra feita no Sporting.
    Refiro-me ao Dr Manuel P. Coelho, médico ilustre e figura do nosso Sporting que foi campeão com Malcom Allison e que o acompanhou quando foi despedido por João Rocha e que horas antes da AG, teceu considerações negativas sobre o Sporting de BdC, apelidando-o de Sporting Clube da Venezuela.
    Pois aquele consócio teve a coragem de intervir na Assembleia perante milhares de associados, lamentando-se “pelas palavras infelizes” que proferiu, dizendo ter-se tratado dum “excesso de linguagem” ao mesmo tempo que aproveitou para ELOGIAR e ENALTECER toda a obra realizada pelo Presidente, que reconhecia na Assembleia um fervor sportinguista que nunca tinha visto após o que pediu que a mesma aclamasse o Presidente e a Direcção. O que se seguiu foi o momento mais emocionante a que tive oportunidade de assistir: durante largo tempo (minutos ?) a Assembleia de pé ovacionou a Direcção e o seu Presidente.
    Tudo isto meu caro Álamo, só para lhe dizer que após tantos anos de “Leoninamente” decidi deixar de o ler. Já não estamos no mesmo lado da barricada. Não o critico nem sequer discuto as suas razões em renunciar a votar em BdC embora, desculpe-me dizê-lo, as ache frágeis pois são feitas à boleia dum indivíduo como Daniel de Oliveira (ai o que dizem do dito no BE).
    Prefiro pessoas como o Dr Manuel P. Coelho que, por “dever de consciência”, teve a humildade e coragem de fazer mea-culpa no sítio próprio, num gesto que certamente lhe trará inimizades no meio hostil a BDc que frequenta.
    Com a minha decisão, paradoxalmente, perco e ganho: perco por que deixo de deleitar com a qualidade da sua escrita; ganho por que vou deixar de ficar roído de inveja.
    Como sempre, conscientemente irei continuar a beber água pela garganta e não pelos ouvidos tal como 90% dos sportinguistas. Já agora, se me permite, aconselho-o a ler a ler o último post do “Artista de Dia”, intitulado “Como não compreender Bruno de Carvalho” no qual me revejo por inteiro.
    Bem haja e tudo de bom para si e para os seus.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o Balakov: "Daniel Oliveira escolheu a sua classe profissional em vez do seu clube".

    Se a missão da comunicação social é informar, porque é que não fizeram eco e investigação jornalística do caso dos emails com toda a tentativa de corrupção e "tráfico de influências" ? Porquê esta cobardia ? Não interessava informar ? Ainda ontem foi noticiado que um jornalista foi agredido no Estádio da Luz. A culpa foi do Bruno? Toda a comunicação social acobardou-se e ignorou o facto.
    É com esta miserável comunicação social que querem o respeito de quem vocês atacam ? Se estão vendidos ao Benfica avisem e sejam honestos. Na notícia do que o Presidente do Sporting disse sobre o Marco Silva todos ignoraram uma parte: "O Marco Silva passava informações ao Nuno Farinha. Porque ignoraram ? É com esta informação inquinada que querem respeito ? Sejam honestos na vossa profissão e tenham brio profissional que certamente terão o respeito dos Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  7. Não sei quantas vezes li textos do DO mas posso afirmar que só li aqueles que o Álamo transcreveu no Leoninamente. Lembro-me de o ter visto numa edição do programa Prós e Contra da RTP mas já não sei qual era o tema nesse dia. De toda essa experiência minha que não pode deixar de ser muito reduzida guardei um sentimento de concordância e estranho o texto de hoje.
    Já não sei onde vi imagens com som duma parte do que BdC disse no fim da AG mas imagino que tenha sido na RTPi e não estive na AG como já referi. Lembro-me de ele se ter referido aos seus posts no Facebook e de ter prometido abandoná-los se alguns dos seus pedidos fossem atendidos. Um pedido é qualquer coisa de muito diferente dum "boicote" e essa é a palavra que mais leio nessa CS de que eu não compro os jornais mas que de vez em quando leio na sua forma digital.
    Resumindo, continuarei a ser sportinguista até ao fim do meu campeonato mas espero que a "minha" cabeça seja ela a comandar o meu comportamento. Como ninguém está livre de vir a sofrer de um envelhecimento rápido com tendência para demência espero que se ela me atingir eu perca a faculdade de ler e escrever.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Gosto de ler o que DO normalmente escreve acerca do Sporting (do resto, umas vezes sim...outras assim...assim...)

    Mas desta vez DO ""meteu os pés pelas mãos"...
    Escolheu "fazer parte corporativamente do grupo dos coitadinhos dos jornalistas"...
    Em vez de se focar no que verdadeiramente BC disse...e no que verdadeiramente os jornalistas escrevem...

    Eu estive na AG e ouvi o que disse o Presidente...
    Já todos sabem o que ele disse (menos DO e outros a quem convenha deturpar as palavras ditas...)...

    Todos sabemos como a CS trata mal o Sporting e como mesmo quando não diz mal o que diz de bem "é sempre curto" se comparado com o que diz dos outros 2 clubes porto e benfica...

    Quantas vezes não lemos já em vários blogs...um convite aos sportinguistas...para não comprarem jornais...para não verem programas desportivos onde qpenas "se malha sem dó nem piedade no Sporting...?"

    Alguma vez se entendeu que isso era ir "contra a liberdade de imprensa...?

    Caramba...nós os que já temos muitos invernos em cima..."
    "Aprendemos bem" o que era censura...o que era agressão à liberdade de imprensa...

    Todos acusam BC de "falar muito e nem sempre certo..."
    O que BC fez "foi um desafio aos adeptos..."

    "Pedem-me para escrever menos no meu Faceboock...pois bem...
    Eu farei isso...mas é preciso que os sportinguistas não continuem a dar força a quem nos ataca..."(o sentido foi este...)...

    "Então ...não comprem jornais desportivos e o Correio da Manhã..."
    (É que só sentido na carteira os prejuizos...os jornais passam a ter mais cuidado na maneira como destratam o Sporting...isto digo eu e vemos todos...)...

    Depois apelou também a que os comentadores afectos ao Sporting abandonem os programas...onde apenas de ridiculariza o Sporting...
    Isto é mentira...?
    Isto é atacar a Liberdade de Imprensa...?

    É claro que não acredito que algum saia (e até acho que não devem sair...porque pelo menos assim...sempre se pode escutar o contraditório), porque são bem pagos para lá estar...

    Mas não nos queiram fazer crer (mesmo o DO) que o que BC fez..."foi um atentado contra a liberdadse de imprensa"...

    "Tornou-se moda...malhar em BC...DO não quis ficar fora de moda..."...

    Sporting Sempre...!

    Eu quero uma IMprensa Livre...mas que saiba "fazer bom uso da sua liberdade..."

    E infelizmente não é isso que temos...
    E todos nõs sabemos "a força" de uma CS...no bom e não mau sentido...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a imprensa livre é a que escreve bem sobre o sporting!Certo?Deixe-se de poesias!

      Eliminar
    2. Nãso...uma "Imprensa Livre, Democrática e descomprometida..."

      "Escreve Verdade" sobre todos...não "mentindo" nuns casos...e "omitindo" noutros...quando isso convém a alguém ou a algum grupo...

      Não me parecde que seja assim tão dificil de entender...

      Se tem de relatar coisas desagradáveis do Sporting que o façam...mas não omitam as que são favoráveis...
      Ou não mintam...!

      Se têm que relatar coisas positivas do Benfica ( ou de outros...) que o façam...
      Mas "não se esqueçam" também de "dar à estampa"...aquilo que possa ser menos positivo...ou até mesmo desagradável...

      SL

      Eliminar
  9. Caríssimo

    Estou um pouco perplexo perante o que li, não só no todo que constitui o texto do Daniel de Oliveira, mas também no todo que foi constituido pelos comentários que entendeu tecer em relação ao texto do dito jornalista.
    Permitir-me-á que lhe recomende dois escritos, na minha opinião excelentes, aos quais o meu amigo dá acesso no seu espaço, e muito bem, que explicam, muito melhor do que eu alguma vez o faria, o que é que está verdadeiramente em causa! São eles: “O direito a não validar o sistema”, do nosso amigo Javardeiro, no seu espaço “06” e, também, do nosso amigo Mestre de Cerimónias, no seu espaço “O artista do dia”, “Como não compreender Bruno de Carvalho?”.
    Vai perdoar-me mas, por vezes, dá-me a impressão de que o meu caro se posiciona um tanto erraticamente perante o que se passa no Sporting. Eu julgo, e repito, julgo que o meu amigo já se terá pronunciado bastantes vezes no sentido de que se boicotem jornais e televisões que, reiteradamente, veiculam “desinformação” em relação a um clube que deveria ser respeitado e, todos sabemos, não o é! Daí a minha perplexidade ao ler-lhe o apoio total ao que disse Daniel Oliveira.
    Repare, ninguém gosta que ataquem o seu grupo profissional, sejam juristas, médicos, professores, trabalhadores da construção civil ou mecânicos de automóveis. Mas , o que está aqui em causa não é o ataque aos grupos de trabalhadores (em si), mas sim um ataque às instituições e àqueles que se deixam controlar por intenções menos transparentes, para não dizer mais. Parece-me que Daniel Oliveira toma a coisa de uma forma demasiado pessoal e considera, portanto, uma parte pelo todo ao sentir-se tão ofendido com algo que nem sequer de longe pretende atingi-lo.
    Somos muito melindrosos no Sporting! Às vezes, chego a pensar que há muita gente no nosso clube que parece não o merecer.E, já agora, quanto a essa metáfora da (cegueira), estou com o “teogonia de Hesíodo”! Eu também sou cego total e já me chateia a dita por razões óbvias e outras que o podem ser menos mas que, nem por isso, o deixam de ser.

    ResponderEliminar
  10. Onde estão esses sportinguistas?? em vinte anos só nos apareceram sanguessugas... Esperar outros 20 anos?

    ResponderEliminar
  11. Vejam a capa do jornal a bola de hoje e comparem com a capa desse jornal depois do belenenses vs Benfica. Isto não é jornalista. É um bando organizado. E depois vêm certas pessoas falar em ética, democracia, etc .O Que esta gente nos está a fazer é uma autêntica guerra .Querem sobreviver de qualquer maneira. O nosso presidente já percebeu que em tempo de guerras não se limpam armas.

    ResponderEliminar